terça-feira, março 30, 2010

O Dez

Não sei se os meus caros leitores já ouviram falar do projecto "O Dez".
São 10 estórias, 10 estórias contadas em curtas-metragens, que giram à volta de dez moedas malditas. Um projecto inédito no panorama português.
Vale a pena espreitar o site e perder alguns minutos a ver as várias curtas.
http://videos.sapo.pt/odez/

No entanto há uma delas que é especial. É o ep3, intitulado "Amnésia". Porquê?
Rapidamente explico : Este projecto "O Dez" nasceu há alguns anos, estavámos nós no último ano da faculdade. O meu amigo P. chegou-se ao pé de mim e do nosso amigo A. e disse-nos :" epá tenho um trabalho final para fazer, blablabla ajudem-me lá a escrever um argumento, que eu depois tenho que realizar a curta". Assim foi.

Mil peripécias aconteceram até que o projecto tenha conhecido a luz do dia, através de mãos e meios que não os alunos da faculdade. De outra forma, dificilmente estaria disponível ao grande público desta forma.

A verdade é que a ideia e o argumento original da curta "Amnésia" nasceu então das três cabecinhas acima referidas, que pegaram num papel A5 e começaram a gatafunhar algumas ideias e diálogos, sempre debaixo de discusão acesa. O ponto de partida foi o caso real de um colega meu Erasmus que teve um acidente, ficou amnésico e nem dos pais se lembrava.

Ainda me lembro de estarmos os três a discutir no carro do P. debaixo do meu prédio.
Os nomes das personagens são os mesmos. A história está quase como nós a imaginámos, algumas das frases que escrevemos, inclusive mantêm-se, apenas o fim foi substancialmente alterado. Está um bom fim, mas o nosso fim também mantinha o suspense.
Anos depois, vimos aquelas personagens, que imaginámos nas nossas cabeças a ganharem vida no ecrân e a serem partilhadas com milhares de pessoas.

E, apesar de o projecto já não ser aquilo que o meu amigo P. imaginou para o seu trabalho final, esta " Amnésia" será, sem sombra de dúvida, sempre um pouco nossa e devemos partilhar uma pequena ponta de orgulho nisso.

1 comentário:

Kit-Kat disse...

de certa forma, desvenda-se algum anonimato mas não totalmente:)