sábado, outubro 31, 2009
Apenas Hitchcock
Já aqui alguma vez tinha falado deste senhor?
Mestre do suspense. Os seus filmes são verdadeiras obras-primas : seja pela sua técnica seja pelos seus argumentos. Situações que podiam acontecer a qualquer um de nós, mas pelo sim, pelo não, até seria melhor que não acontecessem.
A suspeita, a morte, o desaparecimento estão sempre por perto, sem que haja sangue, corpos desmembrados ou cabeças a rolar. A verdadeira tensão acumula-se, porque a qualquer momento, sabemos que alguma coisa vai acontecer. E normalmente, nao é muito agradável.
Vi à pouco tempo a Janela Indiscreta e o Homem que sabia demais. Brilhante. E não me posso esquecer da Corda que é filmada num só plano, e ao que dizem, num só take. E também é dificil de esquecer a cena final " Os Pássaros" ou o último olhar da personagem do Psycho.
Ser genial, é só para quem pode. Este pode. Mesmo depois de desaparecer, continua a poder.
perdoem-me a insolência : mas quem nunca viu um filme deste senhor, não sabe o que é cinema.
sexta-feira, outubro 30, 2009
pensamentos
um dia perco mesmo a cabeça, e viro tudo ao contrário.
quarta-feira, outubro 28, 2009
tou-te a ver
não dava nada por este miúdo, e inclusive achava-o irritantezinho.
mas pelos vistos, vai ser menino para chegar bem longe. A Kit Kat tem olho para estas coisas.
e no outro dia olhei melhor para a fotografia dele, e afinal, até tem um sorriso bonito.
Código do Trabalho
Após bastante consideração, o Carga de Trabalhos decidiu mudar a sua política de publicação de anúncios, passando a rejeitar todos os anúncios nos quais figurem propostas que, segundo o Código do Trabalho em vigor, possam ser consideradas ilegais ou suspeitas.
Ainda que acreditemos na liberdade e responsabilidade individual dos cidadãos e na boa conduta e responsabilidade social das empresas e empresários portugueses, ao longo dos últimos tempos temos detectado um número crescente de ofertas que indiciam algum desconhecimento do direito do trabalho ou das normas do Instituto de Emprego e Formação Profissional e que têm valido ao Carga de Trabalhos várias reclamações e até alguma desconfiança, que coloca em causa o nosso trabalho em prol dos profissionais da área da comunicação.
Assim, lembramos que à luz do Código do Trabalho e de acordo com a opinião de vários especialistas na matéria, entre os quais o Dr. Garcia Pereira, os chamados estágios não-remunerados ou estágios com "ajudas de custo" são claramente ilegais, por constituírem, segundo a legislação, um verdadeiro e próprio Contrato de Trabalho.
Legalmente, todas as relações laborais nas quais exista local e horário de trabalho e em que o trabalhador reporte directamente a uma hierarquia/chefia são automaticamente consideradas contratos de trabalho e são dessa forma obrigados a cumprir vários requisitos legais, como a remuneração no valor igual ou superior ao Salário Mínimo Nacional em vigor, pagamento de Segurança Social e Imposto sobre o Rendimento Singular relativo ao trabalhador, além de 13º e 14º mês (subsídio de férias e de Natal). Lembramos também que para existir um Contrato de Trabalho Sem Termo (ou seja, efectivo ou permanente), não é obrigatório um documento assinado, sendo que esse existe apenas com acordo verbal das duas partes.
Da mesma forma, uma relação laboral com base nestes pressuposto nunca poderá ser remunerada através de Recibos Verdes, visto que estes se destinam à Prestação de Serviços por profissionais liberais ou trabalhadores por conta própria, que trabalham com autonomia, definem o seu próprio local e horário de trabalho, estando apenas obrigados a cumprir os prazos e condições fixados pela empresa, a qual, neste caso, é legalmente considerada cliente e não entidade empregadora.
Alertamos ainda que os indivíduos que, no âmbito de uma situação de Contrato de Trabalho, sejam remunerados com Recibos Verdes, podem a qualquer momento fazer denúncia da sua situação à Autoridade para as Condições de Trabalho, que poderá proceder à inspecção na empresa denunciada, podendo, além de obrigar ao pagamento de todas as contribuições e subsídios devidos ao trabalhador, autuar a entidade empregadora por incumprimento do Código do Trabalho.
Em relação aos estágios do IEFP, nomeadamente os estágios INOV-Jovem, lembramos que o regulamento dos mesmos determina que o candidato a estagiário não pode ter qualquer relação laboral prévia com a empresa aprovada para oferecer o estágio. O não cumprimento desta norma determina que a entidade empregadora em causa seja imediatamente excluída desta e de qualquer outra medida de apoio ao emprego ou formação do IEFP, podendo ainda ser activado um processo cível contra o infractor.
Recordamos também que os estágios denominados curriculares, não representando legalmente uma relação laboral mas sim uma etapa do processo formativo, só podem ser realizados mediante protocolo assinado entre a entidade empregadora e a entidade formadora, que designe um coordenador de estágio para acompanhar o formando. Qualquer estágio não protocolado não pode ser considerado curricular, constituindo mais uma vez uma situação de Contrato de Trabalho e tendo de respeitar os requisitos acima enunciados.
Por último, esclarecemos que os anúncios de emprego não podem discriminar os candidatos, seja pela idade, sexo, raça ou outros, podendo apenas diferenciar em relação à qualificação e conhecimentos necessários ou desejados ao desempenho da função anunciada.
O Carga de Trabalhos recusará, sem necessidade de qualquer outro esclarecimento, todos os anúncios que não respeitem um ou mais dos pontos atrás referidos, recusando qualquer responsabilidade factual ou moral em relação a eventuais incumprimentos por parte das entidades empregadoras.
Com os melhores cumprimentos,
Carga de Trabalhos
Código do Trabalho
Portaria que regulamenta os estágios INOV-Jovem
terça-feira, outubro 27, 2009
anúncio #2
segunda-feira, outubro 26, 2009
um beijinho repenicado
eu juro que me emociono.
e a todos os outros não identificados.
manhã submersa
Hoje de manhã quando peguei no carro e me deparei com o nevoeiro que estava foi esta música que me apteceu cantar.
Estava uma manhã brutal, e é por isso que o dia vai correr bem, e a semana igualmente.
sábado, outubro 24, 2009
está escrito lá em cima?
Qual de nós nunca pensou, ainda que por breves momentos, nesse conceito de destino, de cada um já ter uma vida pré-definida, mesmo que possamos considerar que estamos a fazer as nossas escolhas, e portanto, não tenhamos nada pré-definido.Quem nos garante que não estava já previsto nós acharmos que somos livres e tomarmos as decisoes que quisermos ? E que essas decisões "livres" também já estivessem previstas ?
Não há resposta concreta a esta pergunta.
Tantas vezes que acontece dizermos ou ouvir dizer "isto parecia o destino" "estavam destinados um para o outro" "isto estava destinado a acontecer-me" "o que tem de ser tem muita força" "a minha hora vai chegar". Nestas e noutras expressões o conceito de destino está presente, porque acontecem coisas que nos fazem pensar. Pensar que temos um rumo já definido ( que já está lá tudo em cima escrito e nós só vamos à medida que vivemos desenrolado o rolo onde a nossa vida está desenhada) assusta, porque nos sentimos limitados por uma qualquer força exterior e que nada está a depender de nós.
Por outro lado, sem nunca ter a certeza deste determinismo, podemos continuar a controlar a nossa vida, decidir o que quisermos e ser felizes da vida.A não-resposta a esta questão dá-nos a liberdade de pensarmos como bem entendermos.
A filosofia determinista opõe-se por isso ao livre arbítrio.
Eu diria que dentro da ignorância do determinismo (ou não) temos o nosso ignorante(ou não) livre arbítrio.
Eu acredito um bocadinho ( sim, acredito...) no Destino e no determinismo.
Este era o post que eu falava quando falei do RAP e do livro que ele apresentava.
E apteceu-me escreve-lo a um sábado de manhã.
sexta-feira, outubro 23, 2009
hoje
Ainda por cima é sexta-feira, o que dá imenso jeito.
quarta-feira, outubro 21, 2009
hoje estou romântica
eu sentei-me ao computador, pertinho da janela para ver a noite escura e a chuva a cair. está uma noite linda.
aptece-me mesmo estar aqui, onde estou. aptece-me exactamente estar a escrever e a ouvir a voz do caetano veloso. quando cheguei a casa cansada do trabalho pensei que hoje estava um dia romântico, ou melhor, uma noite romântica.
e de repente, deu-me uma saudade do que sentia quando tinha outro estado civil, e tinha uma companhia para poder partilhar uma noite destas. Simplesmente, ter uma companhia.
não há uma única ponta de mágoa neste texto e sentimento, apenas imaginei o que seria partilhar com alguém esta noite, até porque o romantismo é uma coisa muito bonita.
Eu sinto-me igualmente confortável aqui no meu cantinho, com os dedos nas teclas, a deixar voar os pensamentos. hoje estou romântica, só isso. é um direito ao qual não pretendo renunciar mesmo que solteira.
terça-feira, outubro 20, 2009
Drama
Passo a explicar :
A minha viatura está na oficina, doente, e até agora ainda não sei de que mal padece.
E eu sinto-lhe a falta. E percebi que sou completamente dependente do meu MJ.
VOLTA RÁPIDO!
segunda-feira, outubro 19, 2009
trabalhar na diversidade
mas, valeu a pena. Até o meu espírito ficou rejuvenescido.
O conceito de Diversidade é muito bonito, e muito pertinente.
Foi bom descobrir isso em 4 longos dias. Seria aborrecido homens e mulheres serem todos iguais.
domingo, outubro 18, 2009
RAP
Como estava sem pressa, parei e decidi escuta-lo.
Confirmou-se : apesar das figurinhas todas que já nos habituámos a vê-lo fazer, é na realidade um tipo intelectualíssimo, discreto ( e tímido) bom falador, boa pinta e claro, captador de massas.
Durante os 15m que o ouvi falar até me senti constrangida : fala de literatura com uma segurança e um conhecimento absolutamente fantástico. Aquele é o mundo dele, claramente.
Ora, o Ricardo Araújo Pereira é alto, moreno e usava camisa nesse dia. Mais, é inteligente, com sentido de humor sem ser palhaço ou vulgar. ( está comprovado, e já aqui foi dito neste blog, que o sentido de humor nos homens os leva a ganhar muitos pontos.)
Sem histerismos, idolatrismos ou coisas de miúda que coloca posters no quarto, vou ter que admitir que o RAP é claramente dos homens portugueses mais interessantes, e que está próximo, muito próximo do protótipo do homem que "epá, este tipo faz mesmo o meu género".
Este lançamento do livro do RAP vai dar origem a outro post, sobre uma filosofia de vida. Mas isso, fica para depois.
eu gosto #1
ouvir rádio em casa.
Eu ouço, continuo a ouvir e gosto realmente. Nem sempre me aptece ouvir os albúns que tenho.
Continuo a manter teimosamente uma aparelhagem no quarto, a qual uso apenas para ouvir rádio. A rádio faz-me uma companhia melhor do que a televisão.
Mais : tenho o hábito e vício de levar um mini rádio portátil que existe na cozinha sempre que tomo banho. É um hábito antigo. E que eu gosto.
terça-feira, outubro 13, 2009
anda no mundo da lua a miúda
gostei, e decidi que queria ir ver o concerto.
recorri a um dos contactos próximos para saber se tinha companhia para o concerto.
..........................
ENTÃO MAS A M*RDA DO CONCERTO ESTÁ ESGOTADA HÁ MESES E EU NÃO SEI?
novo inquilino
era um inquilino desejado e até apareceu de surpresa.
um bonsai repousa tranquilamente no meu quarto, na prateleira directamente virada para a imensa luz que a minha grande janela emana. hoje de manhã já respirava essa luz.
O bonsai vai exigir um grande cuidado e dedicação. Uma vez já tive um, que infelizmente durou apenas uns meses. vou esforçar-me para que este tenha uma long life.
segunda-feira, outubro 12, 2009
gosto de ti
mas gostar à séria, direito do coração . não é dizer aos pais ou aos amigos.
vá, pensem lá.
dieta
entrei em regime de dieta espiritual. na última semana perdi uns 5kilos de peso de alma. eram cinco kilos que não me faziam falta. sinto-me mais em forma e saudável.
quarta-feira, outubro 07, 2009
V.
lembro-me de te contar tudo pela primeira vez naquele bar à beira-rio, e não tive vergonha das lágrimas terem-se escapado, ali em lugar público e tu também que as visses, talvez pela primeira vez.
ouviste-me com atenção, disseste que eu não era a mesma kit kat que conhecias. não era, eu não era.
a partir daí, pegaste em mim, agarraste-me pelo braço ( pelo pé, pela mão, pela perna e etc) e não me deixaste cair mais. e tens estado aqui, aqui pertinho de mim quando eu mais tenho precisado. à distância de uma mensagem, de um cafézinho. a tua presença têm-me dado muita força.
e se eu choro a escrever este post é porque há muitas pessoas especiais à minha volta que são importantes para mim, que também mereciam um post, mas também é porque tu és uma delas. eu nunca vou saber agradecer a importância da tua pessoa no momento que passei. não consigo escrever muito mais que estas míseras palavras.
Isto tem sido dos períodos mais frágeis dos últimos anos e porra, estás cá.
a amizade tece-se assim.V.
( ou W. se preferires em tom brasileiro.)
mas que grande lamechice ó Kit Kat !
merda do sushi
Tenho vergonha de dizer há quantos meses o ando a tentar fazer, e pelo vistos também não vai ser de certeza este mês.
F*sca-se. Será em Novembro?
estou entre amigos
No meio daquelas vinte e tal pessoas, houve um total desconhecido que se predispôs a contar a sua história.
Levantou-se, encostou-se à mesa e com o ar mais envergonhado que eu já pude ver num homem de 50 e tal anos e com uma voz em baixo tom começou " Olá eu sou o Raul, sou homossexual, e vou contar-vos a minha história e explicar porque me sinto discriminado, desde que perdi o meu companheiro, o companheiro de toda a minha vida"
Eu não vou partilhar a história, porque pouco interessa. E traz pouca dignidade a quem manda nestas cidades. O que vale a pena partilhar é o silêncio que se fez sentir naquela sala enquanto ele contava a história e as lágrimas lhe vinham aos olhos.
Após aquela história, a discussão sobre a legalidade, as leis, coisas juridicas começou. Ele continuava encostado à mesa, e eu não vi, mas acredito que tremesse de nervosismo.
No final, após ver toda a gente envolvida na sua história, o Raul disse " Eu sei, eu estou entre amigos" " e desculpem, eu estou nervosissímo". Novo silêncio. Pesado.
Aquele homem olhou para uma cambada de desconhecidos e sentiu-se em casa. Percebeu que o compreendíamos. Algo tão simples, mas valioso para ele. Mesmo que ele nunca mais nos veja na vida.
Não, eu não me vou esquecer quando ele disse " eu sei, eu estou entre amigos".
pensamento do dia
Mas sou muito desarrumada e por isso não sei onde o meti.
segunda-feira, outubro 05, 2009
pianisticamente falando
Mas a Mozart que está dentro de mim mal consegue esperar pela próxima segunda-feira.
uma questão feminina
É um óptimo dia para escrever sobre o seguinte tópico : o único espécime feminino que a dona deste blog tem realmente uma pequena ( ínfima) percentagem de invejinha. Mas saudável, claro.
Angelina Jolie? Demasiado moderna. Gisele ? Um pouco sonsa. Megan Fox? Demasiado escandalosa. E poderiamos continuar por aí fora com as mulheres top deste mundo.
Esta sim, parece-me ser uma mulher a sério. nem demasiado escandalosa, nem sem sal, com as curvas no sítio ( ou pelo menos parece).
Não é loira, nem com os olhos verdíssimos, nem escanzelada. Tem a bem dizer, uma beleza muito simples, e bem mediterrânea.
Não aparece nas revistas a dizer que é lésbica, nem que anda com 10 homens por semana.
Faz o seu trabalho enquanto actriz, e quando é preciso, não tem vergonha de mostrar o corpo, de esbanjar charme ( dizem os homens) e fala uma bonita língua, que conhecemos como italiano.
Resumindo : é uma gaja fixe e que faz jus ao coneito daquilo que uma mulher deve ser.
Monica, eu voto em ti.
domingo, outubro 04, 2009
go girl
Go girl.
sábado, outubro 03, 2009
na agenda
Para fazer seguimento dos últimos posts.... não aconteceu nada ainda no dia 3 de Outubro em qualquer ano da minha vida.
Mas hoje era uma bom dia para algo acontecer de memorável. ( mas algo bom.)
sexta-feira, outubro 02, 2009
Na agenda
quinta-feira, outubro 01, 2009
na agenda
Por mais anos que passem, não me consigo esquecer que foi neste mesmo dia, em 2004 ,que embarcava naquele avião directa para Milão para a aventura Erasmus.