Estive nos Açores, uma semana.
O meu poiso foi na vila de Velas, na ilha de S. Jorge, uma das ilhas do arquipélago central, com vista privilegiada para a ilha do Pico, e de onde se avista também a ilha do Faial. Se o tempo deixar, ainda conseguimos avistar a Terceira e a Graciosa.
A Ilha de São Jorge foi uma surpresa. Não imaginava que a ilha fosse tão bonita e com tanto para explorar. Não me vou esquecer da caminhada entre a fajã dos Cubres e a Caldeira de St Cristo.
Estive igualmente no Pico e no Faial. Não subi mesmo até ao Pico, mas estive acima das nuvens. Pegámos no carro e demos a volta à ilha.Jantei na Horta, no mítico Peter´s, onde vi homens lobos de mar, como o nosso imaginário manda. No Peter´s bons Gin Tónicos. Subi ao Vulcão dos Capelinhos, vulcão que mudou a história da ilha do Faial e que deu de si apenas há 53 anos. Vi cachalotes e golfinhos em alto mar. Vi também um belo enjoo, que lá superei.
Foi a minha primeira experiência enquanto turismo de natureza, de aventura, de paisagem, de explorar o imenso verde e a imponência das falésias, dos montes vulcânicos, da beleza daquelas águas ( óptimas para mergulhos), das simpáticas vacas que preenchem os montes, vales, todos os bocados de verde daquelas ilhas. Não é dificil sentirmos-nos pequenos ali, onde a Mãe Natureza impera. Inspirei e expirei ar puro - energia nova.
Viver numa ilha muda a nossa perpesctiva de vida. Isolamento ganha novo significado. São nove ilhas, assim perdidas no meio do Oceano Atlântico. E eu que sempre quis ir aos Açores....
Podia dizer-vos muito mais, mas é preferível ver algumas fotos ( foram mais de 300), embora não com a qualidade desejável. Acrescente-se as dificuldades de escolher as fotos para publicar.
Fotografia 2 - Pico, ilha do Pico
Fotografia 3 - Caldeira de Santo Cristo, ilha de São Jorge
Fotografia 4 - Vulcão dos Capelinhos, ilha do Faial
Fotografia 5 - Praia da "Preguiça", ilha de São Jorge
Fotografia 6 - Velas, ilha de São Jorge
Fotografia 7 - Um canto perdido qualquer na ilha de São Jorge
Bom início de semana.