terça-feira, outubro 05, 2010

100 anos da República

Comemoramos hoje os 100 anos da República, e ouço alguns excertos do discurso do Presidente da República, de onde sobressaem palavras como "responsabilidade", "não deixar os portugueses entrarem na indiferença" e por aí. Está cheio de razão o Presidente da República.
Depois, por instantes, lembramo-nos do estado actual do país. E estes discursos passam a significar zero, porque o que é necessário são actos e não palavras bonitas.


Não há nada mais que possamos fazer do que simplesmente aquelas greves manhosas da CGTP e UGT? O que significam essas greves ? O que é que está mais ao nosso alcance para mudar isto?

No Brasil, o candidato Tiririca proclamava " Pior do que está não fica" .Tenho dúvidas que em Portugal conseguisse convencer alguém disso.

4 comentários:

A Vitamina disse...

Que todos temos direito a opinião e que já vivemos melhores dias é um facto.
No entanto, tb é verdade que devemos falar daquilo que sabemos e, desculpa a sinceridade mas tu pareces não ter ainda percebido o que um presidente faz. Não estarás a confundir com as funções do primeiro ministro? Aliás... deixa-me acrescentar que poderia ser qualquer cor política a por-nos neste caos, mas na realidade quem nos colocou neste filme foram as pessoas que voltaram a por o Sócrates uma segunda vez no poleiro e o deram margem para fazer um repeat de forma ainda mais desastrosa que da primeira.
É-te familiar? E mais te digo...manhosas ou não estas manifestações são ainda das poucas formas que temos de mostrar a indignação que sentimos.

Quanto à perspectiva da realidade, Pior que isto pode ficar...mas o facto de acreditarmos que pode melhorar, não é um defeito, é uma esperança, uma virtude. Ter a capacidade de acreditar que tudo pode melhorar, não é para todos. E isso sim é uma qualidade.

Mas esta é só a minha opinião.

Ps- By the way A pessoa que todos andaram a fugir tipo nas galinhas loucas nas ultimas eleições, foi a pessoa que nos avisou há dois anos da verdadeira realidade do país. E esta hein?

Piero disse...

Elah! Optimismo

Kit-Kat disse...

Vitamina,

Em nenhuma altura do meu texto refiro que estou à espera que o PR nos traga a solução para os problemas. Reflicti sobre a distância com que sinto que o povo ganha em relação à politica e afins num dia tão simbólico como o dia dos 100 anos da implantação da República.

Por outro lado, coloco exactamente a questão : só as greves ( que fazem um país parar e afectam a produtividade - que é tão necessária) são a nossa única maneira de nos manifestarmos? Posso colocar uma questão para o ar? Não acredito no poder destas greves, é a minha opinião.

Em relação às cores políticas... tb não acredito que a Manuela Ferreira Leite tivesse alterado radicalmente o cenário.


Quanto à esperança, sim, é uma virtude, e não pretendo abdicar dela, como espero que o resto do país o faça.

bronu disse...

era partir e incendiar uns carros de topo ali na assembleia, agredir uns policias e ter 500mil na rua a gritar improperios.

th dito.