quinta-feira, outubro 26, 2006

Tempo de conversa

Sempre soube que quase todos os portugueses sofrem de um síndrome designado - nós-gostamos-de-falar-do-tempo-e-esse-é-um-bom-tema-de-conversa.

Desbloqueadores de conversa? Falem das nuvens cinzentas que se aproximam, ou da previsão do dia amanhã, em que dizem que a temperatura vai descer, e por isso, é melhor sair de casa já com um bom agasalho. Assim, podem continuar a conversa e dizer que "já apetece vestir roupa de inverno, ou então que com esta chuva e frio nem aptece sair de casa".

Entramos num táxi, o taxista, a jeito de meter conversa connosco durante 5minutos, confessa que ontem, entre a 1h e a 1h30m choveu como ele "nunca tinha visto chover, que parecia o fim do mundo".
Ou então a conversa de conveniência " Ainda bem que chove, que ela faz muita falta". " Não digo aqui para Lisboa, mas lá para agricultura do Alentejo.

O tempo e a chuva consegue fazer capa e manchete de jornais e televisões. Ontem, os telejornais da tarde das 3 televisões tiveram a sua primeira meia hora dedicada à chuva e ao fim do mundo a que se assitiu. E assim, os senhores que trabalham na meteorologia conseguem aparecer na televisão. ( mesmo não sendo as meninas bonitas que apareciam à uns anos na tv a falar do tempo que faria no dia seguinte.)

Mais admirável que isso é a capacidade visionária que os portuguesem gostam de ter, para prever o futuro da estação que se aproxima : " ah, eu ouvi dizer que este ano não vai fazer frio, mas que vai chover muito! "