segunda-feira, janeiro 31, 2011

o lugar dos portugueses é o mundo

Há várias características que os portugueses têm : são chicos-espertos, gostam de trabalhar somente sob pressão e prazos apertados e gostam é de comida e bebida.
No entanto a característica mais importante dos portugueses é a grande capacidade de multiplicação por esse mundo fora. Ao que parece somos cerca de 10 milhões, mas conseguimos estar dispersos por aí.
Madrid pode não ser o melhor exemplo porque está aqui ao lado, no entanto, é uma amostra desta capacidade de multiplicação.
Entrámos na discoteca (fica sob anonimato) e comentámos "olha que bom, aqui não conhecemos ninguém". Afinal de contas, sair em Lisboa é sinónimo de encontrarmos de uma maneira ou de outra sempre as mesmas caras.
Os primeiros cinco minutos concordei com o nosso pensamento colectivo. Depois disso, e sem que fosse preciso ouvi-los falar, comecei a aperceber-me da presença de portugueses em alguma quantidade naquele sítio. A camisa, o sapato, as feições, o tique de mexer no cabelo... não falha.
No final da noite estávamos no meio de um grande grupo de portugueses. Que por acaso eram também amigos de amigos, outros ex-colegas , e por aí adiante.
Para além de conseguirmos estar sempre em qualquer lugar, temos também a extrema capacidade de sermos todos amigos dos amigos dos amigos dos portugueses que encontramos por esse mundo fora.
Sim, o mundo é uma ervilha. Ou um penico. E está cheio de portugueses.

1 comentário:

sushi mata disse...

sempre entre o nada e o qualquer coisa.