segunda-feira, novembro 20, 2006

País de coisas rebuscadas


Descobri que Portugal é país de cabalas e de conspirações. Todos os dias alguém surge na televisao e na comunicação social a dizer " eu juro que não fiz nada", " tenho a consciência tranquila", " e estou ao completo dispôr das autoridades para ajudar a resolver este caso".
No fundo, todos nós temos uma imaginação muito fértil e tentamos todos os dias tramar alguém, nem que seja de forma muito rebuscada e inimaginável. E como somos muito inteligentes, a verdade é que conseguimos que os factos que inventamos para tramar os outros pareçam mesmo realidade.
No fundo, não temos mais nada que fazer, por isso dedicamos-nos a estragar a vida a alguém.


Além de sermos o país das cabalas e das conspirações, somos um país que gostamos acima de tudo- da verdade. E é a verdade que queremos acima de tudo, mesmo que seja 5 séculos depois.
Também é verdade que somos um país cheio de dinheiro, e que este ano até aumentaram a quota para o Ministério da Cultura. Por isso, eu, historiadora Maria Mota, decidi pensar que devia abrir o túmulo do rei D. Sebastião, porque há aí umas quantas coisas que eu gostava de saber, nomeadamente se o corpo que lá está dentro é mesmo o do Rei que foi, e que ainda não voltou, mas que irá voltar um dia.
Descobrindo que não era o corpo do Rei D. Sebastião, daqui a uns anos teríamos mais um êxito literário : O Código Sebastião.

Depois do Afonso Henriques ( que ainda deve estar a dar voltas no túmulo) - que felizmente não chegou a ser verdadeitamente incomodado, é a vez do rei D. Sebastião. Daqui a uns tempos será o túmulo do Fernando Pessoa. Só para confirmar que é só um corpo que está dentro do túmulo. Às tantas podem ser vários, incluindo o corpo do Ricardo Reis e do Álvaro Campos.

Poupem os vossos esforços e dinheiro para outras prioridades mais importantes - de uma vez por todas.




1 comentário:

nmc disse...

"Estou de consciência tranquila"... realmente é engraçado as vezes que se vê isto na comunicação social.

Em relação ao resto: :)