sexta-feira, junho 06, 2008

em vésperas de Europeu

É amanhã que começa. E antes que isso aconteça, deixo-vos aqui uma notícia que encontrei no Dn online hoje, da autoria do jornalista Tiago Guilherme:

Canal espanhol apoia Portugal para não sofrer com a sua equipa

Inquérito. Programa satírico do La Sexta promoveu votação -77% dos espectadores preferiram selecção portuguesa à francesa
E o improvável aconteceu. O canal espanhol La Sexta, através do programa El Intermedio, decidiu apoiar a selecção portuguesa depois de feita uma votação em que os espectadores puderam escolher entre França e Portugal. O resultado foi surpreendente: 77% de nuestros hermanos votaram na equipa das quinas.E porquê esta votação? A resposta é simples: Os espanhóis estão cansados de ver a sua selecção fazer má figura em fases finais dos Europeus e Mundiais. Recorde-se que no Euro 2004 nem sequer passaram a primeira fase (perderam 1-0 com Portugal no último jogo do grupo) e no Mundial 2006 só chegaram aos oitavos- -de-final.
E, assim, foi este o repto lançado aos espectadores do canal La Sexta pelo apresentador El Gran Wyoming: "Espanhóis, não podemos permitir que a selecção [espanhola] nos volte a partir o coração com outro fracasso. E por isso perguntamo--vos: querem estar com a França ou com Portugal? Votem e decidam com que cachecol vamos estar este Verão."Depois de os espanhóis terem votado em massa em Portugal, o apresentador simulou um telefonema ao seleccionador espanhol, Luis Aragonés, em que afirmou: "Vamos apoiar Portugal. Mas como dizes? Também tu? Também queres que ganhe Portugal? É por isso que treinas a Espanha."O programa, de sátira política e informativa, vai continuar a apoiar Portugal durante o Euro, de acordo com declarações à Lusa de Carmen Aguilera, subdirectora daquele formato televisivo. "Vamos dar-lhes todo o apoio no programa.
El Intermedio está com Portugal, os nossos colaboradores já gravaram spots de promoção para todo o canal, já saímos à rua a pedir o apoio para Portugal e queremos a colaboração das estrelas da selecção portuguesa".Entretanto, uma equipa de reportagem do programa já está na Suíça para tentar que alguns jogadores portugueses gravem para a câmara a seguinte frase: "El Intermedio e a selecção portuguesa: Juntos podemos". O uso da palavra "podemos" é uma farpa ao canal Cuatro, que tem os direitos de transmissão dos jogos do Euro 2008 em Espanha. A subdirectora do programa disse ainda que este apoio a Portugal é mesmo para avançar e que já está a ser feita uma reportagem no parlamento espanhol, em Madrid, para se saber que lugar pensam que Portugal vai conseguir no Euro organizado pela Áustria e Suíça.

Sem comentários: