sábado, outubro 24, 2009

está escrito lá em cima?

Qual de nós nunca pensou no destino?

Qual de nós nunca pensou, ainda que por breves momentos, nesse conceito de destino, de cada um já ter uma vida pré-definida, mesmo que possamos considerar que estamos a fazer as nossas escolhas, e portanto, não tenhamos nada pré-definido.Quem nos garante que não estava já previsto nós acharmos que somos livres e tomarmos as decisoes que quisermos ? E que essas decisões "livres" também já estivessem previstas ?
Não há resposta concreta a esta pergunta.

Tantas vezes que acontece dizermos ou ouvir dizer "isto parecia o destino" "estavam destinados um para o outro" "isto estava destinado a acontecer-me" "o que tem de ser tem muita força" "a minha hora vai chegar". Nestas e noutras expressões o conceito de destino está presente, porque acontecem coisas que nos fazem pensar. Pensar que temos um rumo já definido ( que já está lá tudo em cima escrito e nós só vamos à medida que vivemos desenrolado o rolo onde a nossa vida está desenhada) assusta, porque nos sentimos limitados por uma qualquer força exterior e que nada está a depender de nós.
Por outro lado, sem nunca ter a certeza deste determinismo, podemos continuar a controlar a nossa vida, decidir o que quisermos e ser felizes da vida.A não-resposta a esta questão dá-nos a liberdade de pensarmos como bem entendermos.

A filosofia determinista opõe-se por isso ao livre arbítrio.
Eu diria que dentro da ignorância do determinismo (ou não) temos o nosso ignorante(ou não) livre arbítrio.
Eu acredito um bocadinho ( sim, acredito...) no Destino e no determinismo.

Este era o post que eu falava quando falei do RAP e do livro que ele apresentava.
E apteceu-me escreve-lo a um sábado de manhã.

Sem comentários: