terça-feira, julho 21, 2009

zzzzzz

Há um fenómeno particular que me fascina e,de vez em quando diverte nos transportes públicos.
Quem adormece nos bancos dos autocarros, metros e comboios.

Sempre que vai algum belo adormecida ou bela adormecida à minha frente é inevitável observar e conter uma pequena risota que se cria.


Há várias vertentes dos adormecidos : Há quem se encoste e se acomode confortavelmente a cabecinha no banco,ou na janelinha, ficando com a cabeça ligeiramente virada para o lado, os destemidos que encostam apenas a parte superior da cabeça e os que não encostam em lado nenhum, deixando o peso da cabeça refém à lei da gravidade.

Há os impertubáveis : encostam-se e já está. Ali, soninho bom, ah,dormi que nem um bébé.
Passa uma estação, passa duas, passa a estação onde deveriam ter saído. Não faz mal irem de boca aberta a viagem inteira, e com sorte, com um fiozinho de baba prestes a escapar-se. O sono é como o almoço, é sagrado.

Há os intermitentes : sobretudo os destemidos que não se encostam e que começam por fechar timidamente os olhos - " ah vou só fechar o olhinho e abstrair-me do ruido exterior". O olhinho fecha, o soninho bate e eis que começa a dança da cabeça a abanar como se ouvissem um rock and roll ultra lento. A cabeça começa a fraquejar, fraqueja, rebaixa mais um pouquinho, e quando já estão a bater com o queixo no peito..voilá! Acordam.
E eis que tudo regressa ao inicio, e por aí fora.. até chegarem à sua estação ( é raro perderem a estação a que pertencem).

Há no entanto um pormenor a destacar : quando já estão a bater com o queixo no peito, levantam a cabeça, com um ar estremunhado e olham sempre para o lado, como que meio envergonhados, na esperança que ninguém os observasse.

Bom sono!

Sem comentários: