terça-feira, junho 08, 2010

Máfia

Sempre me interessei pelo assunto "Máfia". La Cosa Nostra.
"O Padrinho", do Mario Puzo é dos meus livros (e filmes)de eleição. Acho, de certa forma, fascinante, o universo mafioso.

Prefiro a história da Máfia Siciliana à Máfia Napolitana, normalmente conhecida por Camorra. A Máfia Siciliana nasceu primeiro, e digamos, é aquela Máfia onde os filmes mais se inspiram, onde o bem e o mal se misturam, num misto de Omertá ( conceito que define o código de honra e de não-traição dos mafiosos), e Maldade pura ; onde o mesmo homem pode matar outro sem escrúpulos, e no entanto obedecer cegamente ao seu Capo, com uma obediência quase religiosa, sabendo o que lhe pode acontecer se quebrar esse laço de confiança.


Estou a ler o Omertá, do mesmo Mário Puzo, e estou a adorar voltar à leitura da história de mafiosos. Não sei, à sua maneira, exercem alguma atracção aos comuns mortais, como eu.

Sem comentários: