domingo, setembro 27, 2009

state of mind - actualizado

A razão ganha à emoção.
sempre foi assim.


"eu sempre te vi como uma pessoa mais racional que emocional" disseram-me ontem. Sim, é verdade. É absolutamente verdade. Eu sempre quis deixar, deliberadamente, que a razão, o cérebro, a lógica, vencesse o coração, o sentimento, o deixar descontroloar uma emoção.
Muito de nós é feito de emoções. Mas até as emoções possuem algo de racional. Não nascem do nada, não são espontâneas. E as emoções acabam sempre por aproximar-se da razão.
É bonito ser-se emocional. É bonito viver a vida com as emoções à flor da pele. É bonito chorar, rir, ter prazer, ter um desgosto, pode até parecer bonito fazer o percurso da vida apenas guiado pelas emoções, que parecem tão irracionais.
Não é bonito sermos acusados de sermos autênticos cubos de gelo . Não é bonito sermos acusados de sermos frios.
Fui formatada para ser assim. Eu choro muito, rio muito, emociono-me muito, pareço volátil, frágil, mas no fundo, quando me sento sozinha no meu canto, rebobino tudo o que acontece, encaixo as peças, construo o castelo e gosto às vezes até de prever o que vai acontecer. Gosto muito das lógicas das dinâmicas da vida. Formatei-me assim. Felizmente, a razão não supera a imprevisibilidade da vida, e é exactamente essa imprevisibilidade que permite o meu lado emocional sobreviver.
Não me sinto confortável quando o lado emocional se descontrola e perdemos o rumo a nós mesmos. Não gosto, não gosto. A razão salva-me dos afundanços da vida.
Talvez pareça que eu pense demais e sinto de menos.
Mas é exactamente por eu sentir de mais, que penso ainda mais.

Sem comentários: