quarta-feira, dezembro 30, 2009

Sherlock Holmes ou a nova versão do mesmo

Fui ver o Sherlock Holmes esta segunda-feira. Por várias razões : queria ir ao cinema, gosto de histórias de detectives, de policiais, o Sherlock é das minhas personagens favoritas, e porque o Jude Law entra no filme ( espera, esta razão não era para ser revelada.)

Pelo trailer rapidamente deduzimos que o realizador Guy Ritchie teve a amabilidade de pegar na muito nobre personagem de Sir Arthur Conan Doyle e dar-lhe uma achega de músculos, corridas, explosões e alguma porrada.
Está perdoado, e fez muito bem. Manteve o essencial da personagem ( e do seu companheiro Watson) e o que faz de Sherlock o mítico detective que todos conhecemos : a sua genialidade, capacidade lógica e de raciocínio de fazer inveja a qualquer um. Para além de nos fazer lembrar de que nem tudo o que parece é.

Os actores portam-se muito bem,o Robert Downey Jr muito competente, sendo que o vilão, uma boa personagem, merecia maior protagonismo. O argumento está afinado e de facto, o Guy Ritchie tem muito jeito para filmar. Sherlock Holmes está para além do filme básico pipoqueiro. Assim, numa palavra: impecável.

ps. percebi igualmente o jeito que dá ter uma boa biblioteca em casa : quando cheguei a casa peguei no livro de short stories que tenho do Sherlock Holmes para ler algumas páginas.

Sem comentários: