quarta-feira, dezembro 23, 2009

Lisboa vs Porto

O Porto que fique com a trampa da corrida dos Aviõezinhos da Red Bull ( dá-te asaaAaAaAs) que nós ficaríamos mais agradados se, por exemplo, a fundação de Serralves se mudasse para Lisboa.
Isso era de valor.


Agora uns aviõezinhos. Uau.
Estão os portistas mais indignados que os lisboetas entusiasmados.

3 comentários:

sushi mata disse...

concordo plenamente amiga. quero lá saber dos aviões. e para a troca podem ficar com os casamentos do Sto António, o estádio de Alvalade e mais... e o colombo.

maria. disse...

Cara Kit-Kat permita-me fazer algumas observações ao seu texto:

A indignação que diz que os portistas sentem prende-se, única e exclusivamente, com um dos poucos eventos que a cidade possui. Mais do que uma mera "picardia regional", o RBAR é um evento que tem repercussões (sobretudo a nível económico) na cidade. E tem-no exactamente pelo Norte ser uma região pobre (acredite: especialmente a zona onde é realizado), porque se todos os grandes eventos estivessem centralizados no Porto (tal como estão em Lisboa) acredite que mais evento ou menos evento não teria repercussão na economia da região, nem despoletaria tanta "indignação".

Aliás, deixo-lhe um "convite" aqui no blog: se eventualmente gostar de viajar venha passar um mês e qualquer coisa ao Porto (da mesma forma que também já passei em Lisboa) e acredito que perceberá as desigualdades culturais entre as duas cidades... A Kit-Kat parece ser uma pessoa com um "nível cultural" elevado, que deve estar habituada a ter "à mão" os melhores espectáculos, eventos, etc... Ora, cá no Porto não é bem assim. Temos Serralves e pouco mais. Sabe que se quisermos assistir a um mero concerto, por exemplo, temos que nos deslocar a Lisboa, o que acaba por ser bastante dispendioso. Portanto, diga-se o que disser: que o Porto sofre de um "certo complexo de inferioridade", fale-se de um certo "provincianismo", a verdade é que o Norte (maioritariamente, e outras regiões do país também) vem sendo negligenciado em prol de uma centralização política desmedida e completamente alheia às necessidades das demais regiões do país. Acredite: em termos económicos a questão é mais profunda e delicada, por contraposição ao provincianismo com que se insiste em rotular toda esta questão.


Aproveito ainda para lhe desejar um Feliz Natal e um excelente 2010.

Kit-Kat disse...

Cara Galega,

Agradeço as palavras e o comentário. é para isso mesmo que serve este função de " deixar o seu comentário".
A questão regional é sobretudo impulsionada pelo burburinho que se gerou a volta e da forma como os políticos e os intervenientes publicos deste assunto se manifestam.
Aliás, o meu comentário irónico serve para demonstrar que de facto a corrida deveria permanecer no Porto, onde sem duvida fará falta por todas as razões que aponta.

Mesmo sem sabermos o que realmente se terá passado, espero que pelo menos o Porto se tenha feito ouvir, e que tenha apresentado argumentos eficazes para convencer os senhores da RedBull a ficarem no Porto. É um direito e sobretudo um dever da cidade apresentar esses mesmos argumentos.

Gosto mt de viajar e gosto mt do Porto. E acho que a cidade muito inspiradora, e não é por acaso que muitos dos grandes artistas portugueses são dessa zona. Aceitaria facilmente esse convite para comprovar as tais divergências que fala :)

um bom natal e um optimo 2010!